Blog da Norte Extintores

Incêndio atinge a prédio da Secretaria de Planejamento de São Luís

As chamas começaram por volta das 7h30 desta segunda-feira (23).
Há risco de desabamento, segundo o Corpo de Bombeiros.

Um incêndio tomou o prédio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís (Seplan) no início da manhã desta segunda-feira (23). O Corpo de Bombeiros está no local tentando apagar as chamas e informou que há risco de desabamento. O prédio fica na Rua do Sol, no Centro Histórico de São Luís. Não há informação de vítimas.

Toda a área em torno da Seplan está isolada pelo Corpo de Bombeiros. O Trânsito também está bloqueado na região. O Secretário de Governo Lula Fylho disse que ainda não se sabe o que teria causado o incêndio.

As chamas já teriam consumido todo o telhado do prédio e algumas janelas foram completamente destruídas. No último andar do prédio funcionavam o gabinete do secretário e a Secretaria-adjunta de Orçamento. O Corpo de Bombeiros pediu que as pessoas se afastassem do local. Eles tentam refriar o prédio ao lado para evitar que as chamas se alastrem.

 

Incêndio consome prédio da Seplan em São Luís (MA) (Foto: Regina Souza / TV Mirante)

Incêndio destrói complemente galpão de distribuidora de medicamentos

Um incêndio destruiu complemente o galpão de uma distribuidora de medicamentos no Pari, no Centro de São Paulo. O fogo começou no fim da tarde de domingo (19) e fez algumas partes do teto ceder. Ninguém ficou ferido, como informou o Bom Dia São Paulo.
Trinta e uma equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para conter as chamas na Rua Paulo Andreghetti. Os trabalhos de rescaldo começaram por volta de 1h desta segunda e continuavam por volta das 7h30. Para controlar o fogo, os bombeiros precisaram abrir buracos nas paredes para permitir a saída da fumaça e a entrada das equipes. O combate começou pelos fundos com o objetivo de evitar que as casas vizinhas fossem atingidas.

 

Por segurança, os bombeiros pediram para que os vizinhos deixassem as casas. Como nenhum imóvel foi atingido, os moradores puderam voltar para suas residências. A perícia irá indicar o que provocou o incêndio.Segundo o leitor Alexandre Ciriaco dos Santos, o fogo começou por volta das 18h20, em uma área de galpões perto da Marginal Tietê. “As chamas começaram a subir e tiveram seguidas explosões.”

Astrogildo Marioto Filho, de 59 anos, ficou impressionado com o tamanho do incêndio. “Ocorreram umas 20 explosões. Labaredas íam muito alto. A coluna de fumaça estava enorme", disse.

 

 

COMUNICADO

          ATENÇÃO

 

NÃO PERCA TEMPO, GARANTA JÁ O SEU EXTINTOR VEICULAR NA CATEGORIA ABC. NÃO SEJA PEGO DESPREVINIDO EM UMA FISCALIZAÇÃO.

UNIDADES À PRONTA ENTREGA, NO TIPO FIAT E UNIVERSAL.

ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊ....

 

 

Incêndio atinge galpão de celulose no Porto do Itaqui em São Luís

Fogo teve início durante a madrugada desta quinta-feira (29).
Operações de carga e descarga do porto estão suspensas.

Um incêndio atingiu um galpão de celulose no Porto do Itaqui, em São Luís, na madrugada desta quinta-feira (29). De acordo com as primeiras informações, o fogo começou por volta das 2h da madrugada. O galpão tem, aproximadamente, 500 metros quadrados e pertece à empresa Suzano Papel e Celulose. O Corpo de Bombeiros já conseguiu controlar as chamas, mas permanece no local. Ainda não há informações de feridos.

 

Segundo Tiago Haikel, que faz parte do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descargas do Maranhão, no momento em que o incêndio começou, cerca de 20 funcionários estavam na área do galpão.

Ainda segundo o conferente, as operações de carga e descarga do Porto do Itaqui foram suspensas. O Porto do Itaqui tem localização geográfica privilegiada e conta com um calado natural, que é a distância entre a linha d’água e a quilha do navio, de 23 metros, sendo considerado  um dos maiores do mundo.

 Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Porto do Itaqui, afirmou que as causas do incêndio serão apuradas. Veja a nota na íntegra:

"A Empesa Maranhense de Administração Portuária (Emap) esclarece que na madrugada desta quinta-feira (29) foi registrado foco de incêndio no galpão de armazenamento de celulose.

O plano de ação emergencial do Porto do Itaqui, recém criado pela nova gestão em parceria com o Corpo de Bombeiros, foi imediatamente posto em prática. Também participaram da operação, brigadas de incêndio e equipes das empresas que compõe o Plano de Ajuda Mútua (PAM) e a equipe de Saúde e Segurança da própria Emap.

A operação foi rápida e eficiente. Foram registrados apenas danos materiais. As causas estão sendo apuradas."

Incêndio atinge shopping na Rua 25 de Março

 Os bombeiros ainda tentam apagar, na manhã desta quinta-feira, 15, um incêndio em um shopping na Rua 25 de Março, no centro de São Paulo. Nas primeiras informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado por volta das 3h30 e ainda não se sabe o que poderia ter causado o incêndio. Não há vítimas. Apenas um segurança estava no local quando teve início o fogo no subsolo do prédio, mas não se feriu. Oito imóveis vizinhos estão interditados, a estrutura do prédios está abalada após um pilar ter se rompido com o calor do fogo.

A 25 de Março está interditada entre as Rua Senador Queirós e Paula Souza.

Prazo para substituição de extintor de incêndio é prorrogado

Uma resolução anterior do órgão havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro, mas o Conselho Nacional de Trânsito ( Cotran) publicou, nesta quarta -feira (7) , no Diário Oficial da União, uma deliberação que prorroga até 1º de Abril o prazo para substituição de extintores de incêndio automotivos com carga de pó BC para ABC.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

">

Uma resolução do Órgão havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de Janeiro. A exigência provocou uma corrida às lojas e muitos motoristas relataram dificuldades para encontar o produto. O extintor ABC  apaga incêndios em materias sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substitui o extintor BC, que apaga incêndios em materias elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica e em combustíveis líquidos - óleo, gasolina e álcool -, materiais também recomendados para o extintor do tipo ABC. 

Automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro- ônibus, ônibus e triciclo automotomor de cabine fechada, devem usar o equipamento. Circular sem o equipamento constitui infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação. Desde 2005, os carros novos produzidos no Brasil saem de fábrica com extintor recomendado.

 

Não deixe para última hora a troca do seu extintor, pois estes sofreram reajuste no seu preço, devido a grande demanda os fabricantes já estão fazendo a elevação dos preços...

Antecipe-se faça logo o seu pedido !!! 

 

Veículos devem possuir novo extintor de incêndio até 1º de janeiro

A Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a partir de 1º de janeiro de 2015 todos os veículos automotores circulem equipados com extintores de incêndio com carga em pó ABC. Por isso, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) alerta para o prazo máximo das alterações e importância de se adequar à norma.

 

“Essa mudança beneficiará o condutor porque o novo equipamento é mais seguro, mais potente e tem custo equivalente ao atual. Lembrando que o extintor pode salvar a sua vida e de sua família”, destaca o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

Os extintores de incêndio de pó químico tipo BC, que equiparam os carros fabricados até 2004, têm capacidade de combater princípios de incêndios de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já os de carga ABC atuam um pouco além, nos princípios de incêndios de sólidos, papéis, madeiras e tecidos. Somente ele tem a substância necessária para combater incêndios que atinjam, por exemplo, o estofado do veículo.

É interessante ressaltar que 90% dos incêndios se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) e passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A).

Vários veículos fabricados a partir de 2004 possuem o extintor do tipo ABC, então, muitos não vão precisar trocar o equipamento. O condutor deve verificar as informações contidas no rótulo do extintor que está no veículo para se certificar da necessidade de trocar ou não o extintor. Ninguém poderá permanecer equipado com o extintor do tipo BC depois de 31 de dezembro de 2014.

“É importante que a população tenha consciência, independente da vistoria anual do veículo, ficar atento às resoluções, se adequar, e periodicamente, observar as condições do extintor de seu veiculo”, lembra a chefe do Setor de Vistoria e Emplacamento do Detran-MA, Lucia Macedo.

Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, somente no primeiro semestre deste ano, ocorreram 36 incêndios em veículos, superando todo o ano de 2013, que registrou 22 incêndios.

O subtenente do corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Ferreira, explica que o extintor age no princípio do incêndio, e pode evitar grandes tragédias. “Ele também pode ser utilizado no socorro a outros veículos. O motorista que estiver passando por um veículo com um princípio de incêndio, pode utilizar o seu extintor para ajudar o outro condutor”, enfatizou o subtenente.

O extintor de incêndio é item obrigatório desde 1968. De acordo com o Artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o extintor é de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semi-reboque. A Resolução 157/2004 fixa ainda especificações (quantidade, o tipo e capacidade mínima da carga) dos extintores de incêndio.

Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante é considerada uma infração grave, segundo o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade gera uma multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH do proprietário do veículo, além de uma medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Sinais importantes na identificação do princípio de incêndio:

Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador.

Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio. Se o fogo está no motor, não abra o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.

Providências ao identificar o princípio de incêndio:

a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros.

b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor.

c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula.

d) Mantenha o extintor na posição vertical.

e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.

f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.

 

PORTANTO, REGULARIZE-SE. A PREVENÇÃO É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO!!

CREDENCIAMENTOS

credenciamento-01 credenciamento-02 credenciamento-03 credenciamento-044

logo-black

Copyright 2014 - Todos os direitos
reservados para Norte Extintores em São Luís-MA

Endereço: 2ª Travessa da Rua Nova, nº 87
Bairro: Tijupá Queimado / São José de Ribamar- MA 
CEP: 65110-000